O verniz do quadro estava muito amarelado.
A pintura tinha pequenas perdas da camada pictórica devido a craquelamento.
Para consolidar a camada pictórica foi aplicado um adesivo apropriado no verso e na frente da pintura.
Esse adesivo penetra na tela e adere na camada pictórica evitando novas perdas.
Foi feita a remoção química do verniz oxidado.
Podemos ver a diferença entre a área limpa e a área com o verniz.
Após a limpeza a pintura tornou-se mais luminosa e as cores mais definidas.
Vemos no detalhe uma perda de camada pictórica.
Essa pequena área é emassada.
E posteriormente é feito o retoque.
Quadro restaurado.
Maravilhoso trabalho .O quadro mudou completamente .Mais uma vez, meus parabéns Ana .
ResponderExcluirabraços
esta peça hoje integra o MNBA- MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES, JUNTO COM OUTRAS DUAS DA MESMA AUTORA: Gilda Moreira.
ExcluirParabéns Ana!!
ResponderExcluirVocê devolveu a vida para esta tela!!Seu trabalho é perfeito.
bjosssss
Maravilhoso e importantíssimo trabalho para a preservação da nossa arte, cultura e história! Parabéns, Ana!
ResponderExcluirse encontra atualmente no Acervo Permanente do MNBA-MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES,junto com outro quadro também restaurado por ANA CAPABIANCO GOTIERREZ e um terceiro que se encontrava em ótimo estado, TODOS DE AUTORIA DE GILDA MOREIRA.
ResponderExcluir