segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Restauração e policromia de imagem de São Francisco a receber os estigmas de Cristo no Monte Alverne de autoria de Deocleciano Martins de Oliveira Filho (cujas esculturas em bronze ornamentam o Palácio da Justiça do Rio de Janeiro). Peça pertencente a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e que se encontra em seu hospital no Bairro da Usina



Descrição: grande figura de São Francisco com a marca dos estigmas nos pés e mãos reclinado sobre a relva, apoiando-se sobre uma rocha a olhar o céu no sentido de uma visão miraculosa, dada a sua expressão com a boca levemente entreaberta, um olhar místico e uma das mãos em concha, como a receber luz divina. Popularmente sse tipo de imagem estigmatizada é conhecida como São Francisco das Chagas. A escultura parece ter se inspirado na descrição física de São Francisco conforme consta em Tomás de Celano, em sua “Vida de São Francisco”, capítulo XXIX, p. 83.

































5 comentários:

  1. Ana,parabéns por mais um trabalho muitíssimo bem executado .Você deveria postar mais coisas neste blog .Tudo o que faz é muito bom mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada
    Demorei um pouco pra postar, mas vou colocando sempre mais trabalhos.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. MA.RA.VI.LHO.SO.....

    Não entendeu ???

    M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O !!!!!!!

    O seu trabalho é Fantástico. Parabéns, Guria....



    Bjão...

    ResponderExcluir
  4. Este trabalho é muito bonito, abençoado.
    Que Francisco de Assis te ilumine.
    Pax et Bonnus

    ResponderExcluir
  5. Obrigada! Que ele nos ilumine. Paz e bem pra você também.

    ResponderExcluir